Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Em Paris, as Paralimpíadas. Na capital paulista, os Jogos Paralímpicos do Estado de São Paulo (Paresp). Organizada pela Secretaria de Esportes do Estado de SP em parceria com a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e o Comitê Paralímpico Brasileiro, a competição dedicada exclusivamente a atletas com deficiência chega em 2024 à sua segunda edição.
“O Paresp não só celebra o talento esportivo, mas também é um passo importante para a inclusão e a construção de uma vida mais independente para esses jovens. Por meio do esporte, crianças e adolescentes com deficiência têm a oportunidade de desenvolver habilidades que vão além das competições, conquistando maior autonomia e confiança”, ressalta a secretária-executiva dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Ana Paula Nedasvaka.
O Paresp se divide em quatro etapas, sempre no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, localizado na zona sul da capital. São quatro modalidades em disputa – atletismo, halterofilismo, natação e vôlei sentado – e aproximadamente 1.300 atletas com idade até 15 anos de todo o estado envolvidos. Atletismo e natação ainda terão uma Finalíssima, marcada para outubro.
“A Secretaria de Esportes está muito conectada com o paradesporto. Além do Paresp, temos também o Programa de Desenvolvimento Paralímpico, que capacita profissionais de Educação Física em modalidades paralímpicas, e este ano tivemos uma etapa exclusiva para atletas nos Jogos Escolares do Estado de São Paulo”, diz a secretária estadual de Esportes, coronel Helena Reis.
Os jogos começam nesta sexta-feira (6), com as provas de atletismo e natação. A expectativa é de que mais de 300 atletas participem dessa etapa inaugural.
Veja o calendário do Paresp 2024: